Home Office: 27 dicas de decoração para se inspirar
15 junho, 2021Aprenda como ter mais privacidade em casa sem perder o conforto
20 agosto, 2021A iluminação natural traz diversos benefícios para a nossa saúde e bem estar. Ela é a fonte mais eficaz de produção de vitamina D para o nosso corpo, a mesma responsável pela prevenção de doenças autoimunes e até mesmo da osteoporose por estimular a produção de cálcio no organismo.
Além dos evidentes benefícios à saúde, a luz do sol tem se tornado cada vez mais tendência nos projetos de decoração e arquitetura, já que tornam o ambiente mais aconchegante e acolhedor, chegando até a aumentar a sensação térmica no local.
Apesar dos benefícios, a luz natural exige alguns cuidados quando pensada para a composição do ambiente. Pensando nisso, elaboramos uma série de dicas que vão te ajudar a pensar na melhor forma de aproveitar os raios solares. Vamos lá?
Dica 1: Aproveite janelas e pontos de luz
Um dos benefícios do trabalho remoto é poder diversificar os ambientes de trabalho dentro da sua casa, sendo assim, sempre opte por locais mais iluminados e com incidência frequente de luz solar, como varandas, quintais e grandes janelas.
A luz natural apresenta uma forte influência no comportamento das pessoas, sendo ligada muitas vezes a melhora de humor e até mesmo de produtividade.
Dica 2: Melhore a ventilação do ambiente
Como dito anteriormente, algumas técnicas de iluminação envolvem contato com o externo, seja por clarabóias, janelas ou varandas, nesses últimos casos pode-se aproveitar não só a luz solar, mas também a circulação de ar natural dentro do ambiente.
Com isso, é possível notar uma climatização mais agradável sem uso de um ventilador ou ar condicionado. Benefícios até para o seu bolso com a redução no consumo de energia.
Dica 3: Dê boas vindas ao verde
Com uma maior incidência de luz solar em casa, você pode apostar no cultivo de plantas que trarão mais vida ao ambiente. Pequenos arranjos de flores, suculentas, trepadeiras e até mesmo um jardim vertical são ótimos recursos para tornar o ambiente mais agradável e aconchegante, além de darem uma cara nova ao espaço.
Dica 4: Escolha a cortina e a persiana ideal
Cortinas e persianas são ótimos adereços para complementar o ambiente, além de serem essenciais para preservar a privacidade do local. No entanto, para ambientes com pouca luminosidade natural não é recomendado ter cortinas de tecidos pesados, ou persianas para escurecer o espaço. Opte por cortinas feitas de linho em tons bege claro ou por voil.
Dica 5: Trabalhe com as cores certas
As cores são responsáveis por grande parte da identidade do local, trazendo até mesmos traços da personalidade do proprietário, porém quando buscamos por ambientes mais iluminados é necessário tomar alguns cuidados.
Sempre escolha cores voltadas para tons mais claros, principalmente cores voltadas para o amarelo, como marfim, palha, bege, pérolas.
Outros artifícios, como papéis de parede, podem ser muito bem vindos, pois tem a característica de refletir a luz, atributo que não se encaixa a tintas e outros produtos com efeitos mais opacos.
Dica 6: Escolha bem os adereços
Assim como os papéis de parede, diferentes objetos podem contribuir para propagação dos raios solares dentro de casa. Para isso, trabalhe com mais espelhos, vidros, cristais e adereços metálicos. Tapetes claros e mais finos também ajudam na harmonização de um ambiente mais iluminado e leve.
Outras peças de sua decoração que podem trazer mais luz são os móveis, principalmente os com cores claras e até mesmo abertos (sem as portas) são grandes aliados.
Dica 7: Adote o minimalismo
Ambientes carregados de informação, com muita mobília e diversos adereços, podem deixar o ambiente mais carregado. Por isso, deixe a preguiça de lado e faça uma limpa, retirando objetos que estejam sobrando pelo ambiente, e claro, focando sempre em manter o ambiente mais equilibrado e livre.
Dica Bônus: Preste atenção aos detalhes
Como nem tudo são flores, é necessário se atentar a algumas complicações que o apelo pela luz natural pode trazer…
Dificuldade de limpeza
Por exigir ambientes mais livres e envidraçados, a limpeza pode se tornar mais complicada do que o comum. Principalmente para grandes janelas e clarabóias, recomenda-se que a manutenção e limpeza sejam feitas por profissionais, o que pode tornar o projeto caro a longo prazo.
Dependência de condições externas
Apesar de estarmos em um país tropical, com clima relativamente agradável, dias nublados e chuvosos podem acabar com sua tarde de sol. Além de fatores climáticos, a poluição sonora e visual dos grandes centros urbanos pode atrapalhar o sossego do seu lar. Por isso, pense bem em qual local da casa vão estar as janelas e os vidros. É até válido reparar na poluição visual quando for adquirir um imóvel, se você é daqueles que prefere sombra e água fresca, grandes metrópoles não são ideais para você.
Use essas dicas para aproveitar melhor as tardes ensolaradas direto da sua casa, e se for investir em espaços mais abertos, lembre-se de se planejar bem para não ter dor de cabeça depois.
Para mais dicas de como deixar a sua casa mais aconchegante, aproveite para conhecer nosso blog e navegar no site.