Aprenda como ter mais privacidade em casa sem perder o conforto
20 agosto, 2021Escolha os melhores tecidos para cortinas e persianas de acordo com o seu ambiente
20 outubro, 2021A iluminação do quarto do bebê merece muita atenção, pois esse detalhe não servirá apenas para estética do quartinho. É claro que uma boa iluminação valoriza muito a decoração do ambiente, mas ela também pode ajudar a estabilizar o sono do bebê à noite, na rotina da amamentação e a garantir um descanso tranquilo.
Nas noites de sono tranquilo, o que todos os pais querem é acalmar seus bebês quando eles choram, e garantir uma boa noite de sono. Afinal, se o bebê dorme bem, os pais também conseguem descansar e renovar suas forças para o dia seguinte.
Para te ajudar a entender ainda mais sobre o tema, ao longo do artigo você vai conferir algumas dicas imprescindíveis de iluminação para criar o ambiente ideal para o seu bebê. Leia até o fim para saber mais!
Por que a iluminação é importante para o seu bebê
A iluminação é um item fundamental na decoração do quarto e bem estar do bebê. Para que você consiga um efeito único e acolhedor, você precisa saber usar a luz correta. Uma boa ideia é distribuir alguns pontos de luz pelo ambiente.
Para criar um espaço aconchegante, prefira a iluminação indireta. A cor das lâmpadas escolhidas também faz toda diferença. Opte por lâmpadas de LED mais amareladas, ou em tons de branco neutro, já que são mais econômicas, não esquentam e terão uma vida útil maior.
Opte também por uma persiana funcional e cortina longa para trazer aconchego para o quarto do seu filho. Assim, você deixa o ambiente confortável e ainda protege seu filho contra o sol em horários inapropriados.
Utilize uma iluminação indireta
A luz indireta vai iluminar o ambiente de uma forma mais suave e agradável. A luminária central do quarto também pode ser de um modelo que forneça luz indireta.
Desta forma, o bebê não irá se espantar quando olhar para cima. Normalmente ela possui um design que permite que a luz reflita na superfície do teto e depois se amplie pelo ambiente.
Isso não significa que você deve usar apenas esse tipo de iluminação. Você pode muito bem utilizar no quartinho do bebê as duas formas de iluminação: direta e indireta.
A iluminação direta é muito boa para quando se deseja evidenciar algo bem específico. No caso do quarto de bebê, você pode dar atenção aos locais que mais precisam de luz, como a poltrona de amamentação e o trocador. Para isso, você pode usar abajures e luminárias que direcionam sua luz para esses locais.
Foque em lâmpadas com cores quentes
Uma fonte de luz pode ter diferentes tonalidades, o termo usado para descrever a aparência de cor é: “temperatura de cor”. Ela indica quanto mais avermelhada ou azulada é a luz.
Isso não tem nada a ver com a potência da lâmpada, e somente com a sua aparência. Quanto mais amarelada, mais “quente” é a luz, ou seja, mais se assemelha às luzes solares. E quanto mais azulada, mais “fria” é a luz.
Para quartos, dormitórios e áreas de descanso é recomendado utilizar uma temperatura de cor mais alta, ou seja, mais amarelada, mais quente, pois causa um efeito de relaxamento.
Vale lembrar que a luz branca proporciona uma situação de atenção, de foco, melhor visibilidade,deixando o ambiente sempre mais em alerta. É indicada para ambientes como cozinha e áreas de escritório.
A luz amarela traz um toque dourado, traz aconchego, como se fosse um descanso para os olhos. É indicada para quartos e sala de casa.
Aproveite a luz natural
Além das luminárias, e de toda a iluminação artificial, também é imprescindível pensar na iluminação natural do ambiente. Sabemos que o sol é fundamental para a saúde, a imunidade e para o bom funcionamento do corpo das crianças. Sendo assim, todo quarto precisa de uma iluminação natural.
Porém, use com moderação. Há momentos específicos para ambas, é preciso ter cuidado para que a iluminação não traga desconforto para o seu neném.
As persianas são muito importantes para controlar a claridade exagerada que entra pela janela, além de proteger o quarto contra os nocivos raios solares. Isso porque a luz do sol não deve ficar sobre o bebê por muito tempo. Apenas durante o tempo necessário para trazer benefícios para a saúde.
Nursery children’s bedroom
Escolha a persiana ideal
A claridade e o sol em excesso são prejudiciais à saúde, ainda mais quando se trata de crianças pequenas. Porém, em quantidades adequadas, como já dito anteriormente, o sol é muito importante para estimular o desenvolvimento delas.
Aposte em uma cortina e ou persiana que permita ter um bom controle de luz, ou que consiga filtrar a luminosidade de forma adequada.
Caso não haja nenhum tipo de janela veneziana que proteja da entrada do sol, o ideal é investir num modelo de cortina blackout, ou seja, um tecido que impeça a entrada de luz solar, para proporcionar um descanso mais prolongado aos pequeninos.
Mas fique atento, é muito importante não deixar o quarto sempre escuro, mesmo durante as sonecas, para que o seu bebê consiga diferenciar a noite do dia.
Busque por cortinas e persianas sob medida para você!
A Seu Estilo Decor possui cortinas e persianas feitas sob medida para harmonizar o ambiente, deixando ainda mais aconchegante e moderno, com uma grande variação em tecidos para compor seu projeto.
Contamos com inúmeros catálogos de opções de tecidos nacionais e importados para sua escolha. Conheça o nosso catálogo!
Buscamos trazer aos nossos clientes conforto e bem estar através do que há de mais sofisticado no mercado de decoração. Nossos produtos possuem a beleza e qualidade necessárias para proporcionar o ambiente dos seus sonhos.
Fale com um de nossos consultores e tire todas suas dúvidas.
Aproveite e inspire-se com outras dicas de decoração em nosso blog!