Escolha os melhores tecidos para cortinas e persianas de acordo com o seu ambiente
20 outubro, 20218 motivos para escolher persianas para sua decoração
21 dezembro, 2021Garantir privacidade, controlar a luminosidade, proteger o mobiliário do excesso de sol e proporcionar conforto térmico dentro de casa. Estas são as funções das cortinas. Mas é a escolha do tecido que define a escolha perfeita da cortina na decoração.
Há quem prefira peças com tramas mais fechadas e maior capacidade de bloquear o sol: o veludo, a seda, o algodão e o linho cumprem bem este papel. Já o voal e o chiffon, por exemplo, são os preferidos de quem gosta de deixar que a luz invada os ambientes.
E cabe a você escolher qual a melhor cortina para a sua casa. Para te ajudar nessa escolha, trouxemos algumas dicas essenciais para você não errar na utilização das cortinas. Continue com a gente!
Dica 1: Escolha o tecido perfeito para sua cortina
Os tipos de tecidos para cortinas e persianas variam em cores, texturas e benefícios para o ambiente. Por exemplo, se a sua sala de reuniões recebe muito sol, existe um material adequado para proteger o ambiente do calor sem cortar completamente a iluminação. Já para um ambiente de descanso, como o quarto por exemplo, que precisa de controle total de luminosidade, existe a escolha perfeita para garantir o escurinho.
Fora a iluminação, essa proteção também assume um teor estético, uma vez que precisa reunir beleza, proteção solar e equilíbrio térmico. Se tratando de cortinas e persianas, elas são as protagonistas na hora de dizer se o ambiente exige um tom mais sério, casual ou aconchegante. Por isso, muitas pessoas ainda preferem buscar por lojas especializadas em cortinas e persianas, que entendam a sua necessidade.
Independente da sua escolha, a verdade é que se tratando de tecido, cada necessidade vai demandar um tipo. Os mais comuns, para o caso das cortinas, são o voil, linho, blackout, shantung e veludo. E alguns tipos de tecidos também podem ser utilizados em modelos específicos de persianas.
Dica 2: Mescle as cortinas com o ambiente
Se você tem um ambiente decorado de forma mais clássica, esqueça a ideia de utilizar cortinas rústicas, por exemplo. Assim como aquelas peças charmosas e que remetem às épocas mais antigas, jamais devem compor um ambiente com móveis e paredes em temática moderna. É preciso haver um casamento harmonioso de fato.
Veja alguns exemplos de combinações perfeitas com a decoração do ambiente:
Dica 3: Fique atento às medidas
Hora de focar no lado prático da cortina. Ao instalá-la, observe sempre se há de 15 a 20 cm a mais no lado das janelas ou das portas. Essa cortina “a mais” garante conforto visual e impede que a luz entre pelos cantos das janelas.
Portanto, meça bem a largura e a altura da sua janela antes de fazer a compra da sua cortina. O ideal é que haja uma folga de tecido de 20 cm para cada lado, para evitar que ele fique muito esticado e comprometa a beleza da cortina.
Para isso dar certo, você também precisa saber qual é a altura ideal para instalar o varão. Isso vai depender muito do tamanho do seu pé direito (altura da sua parede). Se o pé direito for baixo, instale o varão o mais próximo possível do teto, para obter justamente uma sensação de amplitude maior. Se o pé direito for alto, acima de 2,70 m, instale o varão na metade do espaço entre a janela e o teto.
Veja alguns exemplos de tamanho perfeito para as cortinas:
Dica 4: Escolha a cor com cuidado
Da mesma forma que o tecido deve acompanhar o estilo da decoração, a cor da cortina deve acompanhar a sua cartela de cores. Caso queira inovar, vale brincar com tons e apostar em uma cor mais suave, mas não muito chapada.
Se não quer se comprometer muito com a decoração de todo o ambiente, prefira cores mais neutras de tecidos. Se quiser um ambiente mais personalizado, o ideal é fazer um composê de tecidos, combinando os tecidos do sofá, almofadas, poltronas, tapetes, e entre outros objetos decorativos. Definindo uma paleta de cores e estampas, fica muito mais fácil acertar sem muitos desperdícios futuros.
Os modelos com estampa são lindos e podem ser facilmente aplicados na hora de utilizar cortinas na decoração de casa. Temáticas florais, por exemplo, nos levam a um ambiente mais cheio de romantismo, sendo perfeitas para o quarto do casal. Contudo, elas também não devem ficar de fora na hora de considerar o uso para sala e outros ambientes.
Veja alguns lindos exemplos para você se inspirar:
Dica 5: Use as cortinas com inteligência e funcionalidade
Algo que ilustra bem essa dica são as cortinas blackout. Elas foram feitas perfeitamente para bloquear o excesso de luminosidade em qualquer ambiente, sendo indicados para qualquer cômodo da sua casa.
Contudo, observe bem a composição na hora de escolher a sua cortina. Por exemplo, cortinas escuras, feitas com tecido pesado e grosso, podem acabar deixando a aparência do seu espaço prejudicado e poluída.
Você também já pode encontrar diversos modelos de cortina com blackout no tecido. Nesse caso você deve evitar sobreposições, pois a peça em si já possui o caimento necessário. Também lembre-se de observar o tecido, pois a combinação com móveis e cores das paredes nunca devem ser desconsideradas.
Veja alguns exemplos para se inspirar:
Dica 6: Busque por cortinas e persianas sob medida para você!
A Seu Estilo Decor possui cortinas e persianas feitas sob medida para harmonizar o seu ambiente, deixando ainda mais aconchegante e moderno, com uma grande variação em tecidos para compor o seu projeto.
Contamos com inúmeros catálogos de opções de tecidos nacionais e importados para sua escolha. Venha conhecer o nosso catálogo!
Buscamos trazer aos nossos clientes conforto e bem estar através do que há de mais sofisticado no mercado de decoração. Nossos produtos possuem a beleza e qualidade necessárias para proporcionar o ambiente dos seus sonhos.
Fale com um de nossos consultores e tire todas suas dúvidas.
Aproveite e inspire-se com outras dicas de decoração em nosso blog!